sexta-feira, novembro 10, 2006

Cidade-Museu do Azulejo

A cidade caracteriza-se pelas casas de azulejos multicolores, numa profusão de cores e padrões, em contraste com a singeleza das cantarias, que a tornam única.

Cada casa é uma pequena relíquia, onde cada pormenor merece observação.

Passear pelas ruas de Ovar é sentir toda uma envolvência colorida que dá alegria e transmite uma inebriante sensação de luminosidade

O segredo está nos azulejos que revestem as fachadas das casas. Uma variedade de cores e padrões que faz com que Ovar se orgulhe do título que ostenta. Um verdadeiro museu do azulejo em que cada rua, cada casa, nos merece um olhar detalhado.

Depois, o cuidado com que as varandas e as janelas são decoradas com vasos floridos ainda torna mais enriquecida a paisagem citadina.

Este revestimento azulejar das fachadas, surgindo, em Ovar, nos finais do século XIX e continuado pelo século XX, foi marcado pelos emigrantes “brasileiros” que, de regresso à terra natal, quiseram impor um cunho de modernidade às suas moradias.As cerâmicas de Aveiro e do Porto souberam captar o desejo destes novos clientes e produziram uma diversidade de padrões que, ainda hoje, podemos observar nas artérias da cidade.

(in Rota da Luz)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?